Plano de AEE - DEFICIÊNCIA INTELECTUAL – DI
Caso ANDRÉ
1- Objetivos
- Proporcionar ao aluno maior independência, qualidade de vida e inclusão social, através da ampliação de sua comunicação (com o uso da comunicação alternativa), mobilidade e controle de seu ambiente, conhecendo as dificuldades e habilidades e indicando suas potencialidades de seu aprendizado, trabalho e integração com a família, amigos e sociedade.
2- Organização do atendimento:
Período de atendimento: Novembro à Dezembro
Freqüência: duas vezes na semana
Tempo de atendimento: 1h e 30 min
Composição do atendimento: individual
3- Atividades a serem desenvolvidas para o aluno:
· Atividades de desenho, pintura livre e colagem;
· Jogos que estimulam a pensar como: jogo da memória, quebra-cabeça, caça palavras, jogos de dama, dominós, baralhos ilustrados (animais);
· Usar ilustrações e fixas de leitura com o objetivo de acostumar o aluno a relacionar a imagem com o texto como: pastas e fichários de comunicação alternativa, pasta e prancha frasal;
· Jogos on-line, softwares e outros recursos da Tecnologia Assistiva que desenvolvam a comunicação e habilidade;
· Blocos de encaixe, esquema corporal, brincadeiras de faz de conta e contar histórias com uso de fantoches.
4- Seleção de materiais a serem produzidos para o aluno:
· Pastas e fichários de comunicação alternativa, pasta e prancha frasal;
· Pranchas com fotos e gravuras seriadas;
· Jogo da memória e baralho com figuras de animais;
· Fichas e cartões simbólicos
5- Adequação de materiais:
· O material que será utilizado deve estar de acordo com o tema da aula e deve estar em perfeitas condições de modo que não ofereça riscos à criança (utilizar tesoura sem ponta).
6- Seleção de materiais e equipamentos que precisam ser adquiridos:
· Papel cartão, cartolina, chamex em diversas cores, papel laminado;
· Cola, tesoura, apontador, lápis de cor e preto, canetinhas, tinta guache, pincéis, giz de cera,
· Livros, CDS e DVDS com histórias infantis;
· Fantoches.
7- Tipos de parcerias necessárias:
· Família; Psicólogo; Fonoaudiólogo; Professor de sala comum; Secretaria de Educação (coordenação inclusiva) e Equipe Gestora da escola.
8- Profissionais da escola que receberão informações do professor de AEE:
· Professor da sala comum;
· Profissionais administrativos;
· Direção;
· Restante da equipe gestora.
9- Avaliação e Reestruturação do Plano:
· A Avaliação será feita durante todo o processo de execução, observando suas mudanças positivas, visando se necessário o replanejamento para melhor atingir os objetivos propostos.
10- Resultados Obtidos:
• Espera-se que o aluno desenvolva sua comunicação e socialização;
• Através da alfabetização o aluno alcançará sua autonomia e independência na vida escolar e pessoal;
• Com métodos diferenciados espera-se facilitar o processo de ensino-aprendizagem;
• Integração e participação em todas as atividades promovidas pela escola.
Oi, muito bom esse material, pois ajuda o professor a ter um norte no seu planejamento junto ao aluno com deficiencia intelectual, muito bom mesmo
ResponderExcluirParabéns querida, pois o seu plano de atendimento do AEE e ótimo!
ResponderExcluirParabéns pelo seu trabalho. Adorei!
ResponderExcluirMARAVILHOSO SEU PLANO. PARABÉNS MINHA QUERIDA,,,
ResponderExcluirObrigado lindas...infelizmente atualmente não estou trabalhando no AEE e sim na alfabetização...mais tenho vários alunos especiais comigo...minha paixão...
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