Plano de AEE para aluno com TGD
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO
Caso Samara
1.1 - Objetivos:
· Aprimorar as funções mentais superiores como a atenção, concentração, percepção, memória, etc.;
· Oportunizar a aluna a aquisição e desenvolvimento das funções do desenvolvimento, explanando a comunicação, interação social, linguagem, etc., possibilitando um desenvolvimento integral e autônomo;
· Ampliar o desenvolvimento de atividades no AEE-SRM que envolvam as habilidades e capacidades da aluna.
1.2 – Organização do atendimento:
Período de Atendimento: Setembro a Dezembro
Freqüência: uma vez na semana
Tempo de atendimento: 2 h e 30 min.
Composição do Atendimento: dupla.
1.3 - Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:
· Atividades de desenho, pintura livre, recorte, colagem, modelagem, etc.;
· Uso de técnicas de comunicação aumentativa e alternativa;
· Jogos e brincadeiras que estimulam a integração, a coordenação motora global, a motricidade, etc.
· Atividades com recursos concretos de apoio físico e visual, quebra-cabeça, palavras associadas ao objeto, Bonecas, pecinhas de encaixe coloridas, esquema corporal, figura, etc.;
· Uso da informática acessível para estimular a escrita e a comunicação;
· Conversa Informal, para contar histórias e depois mostrar outras figuras para a própria aluna contar sua história.
· Uso de Software com símbolos gráficos, software de pranchas dinâmicas no qual o computador se transforma em ferramenta de voz;
· Software editor de textos com símbolos gráficos e retorno de voz;
· Pranchas de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras;
· Alfabetos móveis de vários tamanhos e materiais (emborrachados);
1.4 - Seleção de materiais a serem produzidos para a aluna:
· Cartões, pranchas e pastas de comunicação aumentativa e alternativa;
· Cartazes, contendo figuras variadas, como por exemplo, pessoas praticando ações e com figuras de objetos, frutas, animais.
· Álbum de fotografias da família, amigos, colegas;
· Baralhos de animais;
· Quebra-cabeça, ligando a figura ao nome;
· Fichas com palavras e figuras;
· Bingos, onde a aluna irá aprender a ler e conhecer os numerais.
1.5 - Adequação de materiais para atender às necessidades da aluna:
Todos os materiais a serem produzidos devem ter um tamanho maior que o normal para chamar atenção da aluna e estarem todos bem cuidados de modo que não venha machucar a criança. Vale ressaltar também que objetos cortantes devem ser evitados e pecinhas muito pequenas podem ser engolidas pela criança, daí surge à necessidade de serem todos maiores e de fácil percepção.
1.6 - Equipamentos e materiais a serem Adquiridos:
· Jogos com diferentes materiais e tamanhos;
· Lápis de cor; cola branca, tesoura sem ponta, chamex colorido; papel cartão; cartolina, papel camurça, tinta guache, pincéis de diversos tamanhos, giz de cera, palitos de picolé; canetinhas.
· Brinquedos, DVDs infantis, CDs, dominós.
1.7 - Parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:
· Profissionais de saúde como: Psicólogo, Fonoaudiólogo; Terapeuta Ocupacional; Psicopedagogo.
· Família.
1.8 - Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e equipamentos:
· Professor da sala de aula;
· Equipe pedagógica: diretor, supervisor, orientador educacional, coordenador,
· Colegas da turma,
· Funcionários da escola.
2 - Avaliação dos Resultados:
O plano acima será executado de acordo com o desenvolvimento da aluna onde as suas atividades serão anexadas em seu portfólio individual e o plano em seus registros. Será discriminado o uso dos serviços, recursos e estratégias utilizadas em sala de aula, na família e no AEE, descrevendo-se as dificuldades e progressos da educanda considerando seu desempenho escolar, assim como as possíveis indicações para reestruturação do plano e provisão de novos recursos. E imprescindível à espera por um resultado satisfatório mediante a esse plano de AEE elaborado visto que o mesmo irá aumentar os conhecimentos da aluna em questão e desenvolverá o aspecto afetivo, pessoal e social da mesma.
Nenhum comentário:
Postar um comentário