terça-feira, 30 de novembro de 2010

Plano de AEE para aluno com TGD

Plano de AEE para aluno com TGD
TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO

 Caso Samara

1.1 - Objetivos:

·              Aprimorar as funções mentais superiores como a atenção, concentração, percepção, memória, etc.;
·              Oportunizar a aluna a aquisição e desenvolvimento das funções do desenvolvimento, explanando a comunicação, interação social, linguagem, etc., possibilitando um desenvolvimento integral e autônomo;
·              Ampliar o desenvolvimento de atividades no AEE-SRM que envolvam as habilidades e capacidades da aluna.

1.2 – Organização do atendimento:

Período de Atendimento: Setembro a Dezembro
Freqüência: uma vez na semana
Tempo de atendimento: 2 h e 30 min.
Composição do Atendimento: dupla.

1.3 - Atividades a serem desenvolvidas no atendimento ao aluno:

·         Atividades de desenho, pintura livre, recorte, colagem, modelagem, etc.;
·        Uso de técnicas de comunicação aumentativa e alternativa;
·        Jogos e brincadeiras que estimulam a integração, a coordenação motora global, a motricidade, etc.
·         Atividades com recursos concretos de apoio físico e visual, quebra-cabeça, palavras associadas ao objeto, Bonecas, pecinhas de encaixe coloridas, esquema corporal, figura, etc.;
·        Uso da informática acessível para estimular a escrita e a comunicação;
·        Conversa Informal, para contar histórias e depois mostrar outras figuras para a própria aluna contar sua história.
·        Uso de Software com símbolos gráficos, software de pranchas dinâmicas no qual o computador se transforma em ferramenta de voz;
·        Software editor de textos com símbolos gráficos e retorno de voz;
·         Pranchas de comunicação com símbolos gráficos, fotografias, palavras e letras;
·        Alfabetos móveis de vários tamanhos e materiais (emborrachados);


1.4 - Seleção de materiais a serem produzidos para a aluna:

·        Cartões, pranchas e pastas de comunicação aumentativa e alternativa;
·        Cartazes, contendo figuras variadas, como por exemplo, pessoas praticando ações e com figuras de objetos, frutas, animais.
·        Álbum de fotografias da família, amigos, colegas;
·        Baralhos de animais;
·        Quebra-cabeça, ligando a figura ao nome;
·        Fichas com palavras e figuras;
·        Bingos, onde a aluna irá aprender a ler e conhecer os numerais.

1.5 - Adequação de materiais para atender às necessidades da aluna:

Todos os materiais a serem produzidos devem ter um tamanho maior que o normal para chamar atenção da aluna e estarem todos bem cuidados de modo que não venha machucar a criança. Vale ressaltar também que objetos cortantes devem ser evitados e pecinhas muito pequenas podem ser engolidas pela criança, daí surge à necessidade de serem todos maiores e de fácil percepção.

1.6 - Equipamentos e materiais a serem Adquiridos:

·              Jogos com diferentes materiais e tamanhos;
·              Lápis de cor; cola branca, tesoura sem ponta, chamex colorido; papel cartão; cartolina, papel camurça, tinta guache, pincéis de diversos tamanhos, giz de cera, palitos de picolé; canetinhas.
·              Brinquedos, DVDs infantis, CDs, dominós.
1.7 - Parcerias necessárias para aprimoramento do atendimento e da produção de materiais:

·              Profissionais de saúde como: Psicólogo, Fonoaudiólogo; Terapeuta Ocupacional; Psicopedagogo.
·              Família.

1.8 - Profissionais da escola que receberão orientação do professor de AEE sobre serviços e equipamentos:

·              Professor da sala de aula;
·              Equipe pedagógica: diretor, supervisor, orientador educacional, coordenador,
·              Colegas da turma,
·               Funcionários da escola.

2 - Avaliação dos Resultados:

            O plano acima será executado de acordo com o desenvolvimento da aluna onde as suas atividades serão anexadas em seu portfólio individual e o plano em seus registros. Será discriminado o uso dos serviços, recursos e estratégias utilizadas em sala de aula, na família e no AEE, descrevendo-se as dificuldades e progressos da educanda considerando seu desempenho escolar, assim como as possíveis indicações para reestruturação do plano e provisão de novos recursos. E imprescindível à espera por um resultado satisfatório mediante a esse plano de AEE elaborado visto que o mesmo irá aumentar os conhecimentos da aluna em questão e desenvolverá o aspecto afetivo, pessoal e social da mesma.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Planejamento Anual - Alfabetização

Colégio Shallon Planejamento Anual 2018 Disciplina: LÍNGUA PORTUGUESA Professor (as): Amanda Patrícia Francisca Martins – Andréa P...